terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES COMEÇA PELA REGIÃO DO CARIRI


Com lançamento no Cariri, começa no Ceará a distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar, com mais de 3,7 mil toneladas de grãos e R$ 16 milhões investidos, voltados aos produtores da agricultura familiar.

Neste ano, por conta de atrasos nos processos licitatórios para viabilizar a logística de distribuição, as sementes começam a ser entregues com o apoio das prefeituras municipais.

Mas, no Cariri, segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, havia uma requisição maior dos agricultores, onde se iniciam normalmente as primeiras chuvas no Ceará. O lançamento do programa aconteceu na manhã de ontem, na sede da Ceasa - Cariri, em Barbalha.

A preocupação dos agricultores quanto ao inverno regular neste ano é praticamente generalizada. A orientação do presidente da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, é que os produtores comecem a plantar de imediato, procurando trabalhar a terra com a adubação. O agricultor de Abaiara, João Lourenço Sobrinho, do Sindicato dos Agricultores de Abaiara, recebeu as primeiras sementes, de forma simbólica durante a solenidade de lançamento. Em 2013, os agricultores serão isentos da taxa, por conta das perdas de safra com a seca.

O secretário destacou a sua preocupação, ao salientar uma das piores secas vivenciadas no Estado, ano passado, e, agora, por conta das previsões do prognóstico pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Após a divulgação, na última sexta-feira, ele afirma que foi realizada uma reunião com os integrantes do Comitê da Seca.

Uma das requisições foi estudar novas alternativas e propostas de prevenção dos impactos da seca e, no próximo dia 31, deverão estar sendo apresentadas, para que sejam intensificadas as ações.

"Temos mesmo que nos prevenir, apesar de todas as ações que já vêm sendo tomadas em nível do Governo Federal", diz ele. Uma dessas medidas é a ampliação do Garantia Safra até o mês de abril. No Ceará, conforme o secretário, são 240 mil agricultores beneficiados. No Cariri, serão distribuídas 1.068 toneladas de sementes das culturas de mamona, feijão caupi, feijão phaseuolus, milho variedade, milho híbrido, sorgo, capim andropogon e feijão guandu, além de mudas de cajueiro anão e palma.
FONTE: Miséria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário