sexta-feira, 21 de agosto de 2020

TUBULAÇÃO DE BARRAGEM QUE RECEBE ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO SE ROMPE EM JATI.

Uma tubulação de barragem que recebe água da transposição do Rio São Francisco se rompeu nesta sexta-feira, 21, em Jati, interior do Ceará. De acordo com informações preliminares, a captação que leva água para comportas, como a do Brejo Santo, teve a tubulação estourada e assustou moradores.

De acordo com o deputado Guilherme Landim (PDT), que estava na região, o rompimento acionou as sirenes de segurança e todos os locais começaram a sair de suas casas, "desesperados". O parlamentar afirma que técnicos estão no local nesse momento e que afirmaram se tratar de um problema com a tubulação, mas que já está sendo providenciada uma válvula de segurança.

Ainda segundo Landim, os profissionais alegaram que moradores não correm risco. Nas imagens gravadas pela população, é possível ver o momento em que a água passa a jorrar "desenfreada" e que locais começam a se agrupar para presenciar cena, assustados e preocupados com os impactos que poderia causar o incidente.

Nessa quinta-feira, 20, a comporta do reservatório Jati foi acionada para liberar as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para abastecer o Estado, por meio Cinturão das Águas (CAC).

O teste de abertura da estrutura, que promete garantir segurança hídrica para 4,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza, foi realizado nesta quarta-feira, 19.

Fonte: Blog do Farias Júnior, com O Povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário