quinta-feira, 17 de setembro de 2020

BARRAGEM DE JATI - MINISTÉRIO DEVE ENTREGAR LAUDO SOBRE ROMPIMENTO DE TUBULAÇÃO ATÉ O FIM DO MÊS.


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) espera entregar até o fim do mês de setembro o laudo sobre o acidente em uma tubulação na Barragem de Jati, no Sul do Ceará. A perícia, iniciada no dia 1° de setembro, foi concluída na última segunda-feira (14) por cinco técnicos contratados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão ligado ao MDR.

Segundo o Ministério, a equipe analisou, além da estrutura, a documentação fornecida pelas empresas envolvidas no empreendimento. A Defesa Civil Nacional, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea-CE) também estiveram no reservatório para avaliar o ocorrido.

A barragem, adiciona o MDR, não oferece riscos à população e está estável. Na época do vazamento, 2 mil pessoas foram evacuadas do local.

Agora, técnicos e engenheiros ligados à obra trabalham em alternativas para encaminhar a água represada no reservatório para a Reservatório Atalho, localizada no município de Brejo Santo. Ambos os reservatórios fazem parte do Eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Fonte: Blog do Farias Júnior, com G1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário