quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PREFEITOS DE PORTEIRAS E JARDIM DEFINEM PARCERIA PARA ABASTECIMENTO D'ÁGUA.


Prefeitos Manoel Novais e Ana Leda (centro) reunem-se 
com comissões para tratar sobre parceria municipal.

O programa Água Para Todos, que já tem ações garantidas para o municipio de Porteiras (ver matéria adiante), contemplou mais uma etapa de maneira diferente do convencional. Depois de liberar uma das ações para o vizinho municipio de Jardim, o programa veio parar em solo porteirense e as obras de escavação acontecem na comunidade de Logradouro.

EXPLICA-SE:
O sistema de abastecimento que deveria ser implementado mediante perfuração de um poço na localidade jardinense de Lagoinha, por questões de viabilidade logística, definida pelo Governo do Estado, precisou ser realocado para outra região de suficiente capacidade hídrica, e como no vizinho municipio o perfil de abrangência familiar já não comportaria a instalação imediata, a prefeita municipal Ana Leda Luz propôs um acordo de parceria ao prefeito porteirense Manoel Novais. O chefe do executivo porteirense acatou a proposta e as obras já foram iniciadas nesta quarta-feira (06/11/13).

Visitando a região do Logradouro ‘in loco’, ao lado de Ana Leda, Manoel explicou aos moradores a finalidade do acordo e acrescentou que, como rege o acordo e o programa, inicialmente o benefício será direcionado às famílias da Lagoinha, e após esse momento Logradouro e região passam a exercer o direito de exploração da água. Ao final do dia, os dois prefeitos e suas comitivas definiram detalhes do acordo, em um encontro na prefeitura de Porteiras.

Como a noticia ganhou outras proporções, uma reunião foi convocada para a manhã da quarta-feira,  entre técnicos da SDA – Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário; Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Porteiras e Jardim e uma comissão local, formada por membros da sociedade civil e instâncias  sindicais,  para que todos os esclarecimentos fossem postos.

A secretária de Agricultura de Jardim, Angélica Leite expôs aos participantes o real propósito do programa e como ele deve funcionar, informações que foram complementadas por Reginaldo Rodrigues, secretário porteirense e os técnicos da SDA, Oliveira Rocha e Olavo Moreira. O proprietário que doou o terreno para instalação do poço, Fernando Gomes de Almeida também esteve presente.
Finalizando a reunião, os integrantes da comissão foram convidados a visitarem as obras do sistema de abastecimento dágua, que após concluída será estendida até o sitio Lagoinha, em Jardim, através de ligações residenciais, ficando à disposição das famílias porteirenses após os trâmites legais do acordo, como capacidade de vazão do poço, por exemplo.

O prefeito Manoel Novais que admitiu ser uma boa alternativa futura para o problema da escassez dágua na região, além de fortalecer cada vez mais os laços de desenvolvimento com Jardim; Já a secretária jardinense, Angélica Leite agradeceu o apoio de Manoel  e sua equipe, enalteceu seu espírito de colaboração e afirmou que essa é uma parceira onde todos sairão ganhando.

Imagem ilustrativa
EM TEMPO
Já estão em fase licitatória os 05 projetos para o municipio, dentro do programa Água Para Todos, em sua prioridade de ligações domiciliares: são 2 projetos para o Sitio Vieira (beneficiando 210 familias); 1 para o Sobradinho (69); 1 para a Vila Barreiros (95 familias contempladas); 1 para a Areia Branca (57 familias).
O valor das 05 iniciativas está orçado em R$ 1.638.000,00 (hum milhão, seissentos e trinta e oito mil reais).
Além das ligações residenciais, Porteiras já está concluindo a formatação de outra linha do Água Para Todos, através da instalação de cisternas de polietileno (809 unidades rurais).



FONTE: PORTEIRAS ONLINE



Nenhum comentário:

Postar um comentário