quarta-feira, 29 de julho de 2020

MAIS DE 15 MILHÕES DE BRASILEIROS PODEM SER VACINADOS CONTRA COVID-19 AINDA EM 2020

                                                                                                                         Foto: AFP

O Ministério da Saúde (MS) fechou um acordo para receber 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus, produzida na Universidade de Oxford, no Reino Unido. A primeira remessa deve ser entregue e aplicada já em dezembro deste ano, possibilitando a imunização de 15,2 milhões de brasileiros. O anúncio foi feito pelo secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Correia, durante entrevista à CNN Brasil na tarde desta terça-feira, 28.

À reportagem, o profissional explicou que foram negociados três toneladas da vacina. A segunda remessa chegará entre dezembro deste ano e janeiro do próximo e terá o mesmo número de aplicações da primeira, já a terceira e última deve vir com 70 milhões de doses e ser aplicada entre março e abril de 2020.

Para que a campanha de vacinação comece, no entanto, Arnaldo afirmou que os testes e estudos sobre a eficácia da vacina precisam ser aprovados até dezembro, mês planejado para que ocorra as primeiras aplicações no País. Na última semana, resultados preliminares apontaram que a substância é segura e que induz a uma resposta imune do organismo.

Caso campanha ocorra como planejado, os primeiros grupos a receberem o medicamento serão "os idosos, pessoas com comorbidades e os profissionais da saúde". Antes dessa negociação, a pasta tinha fechado acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a universidade de Oxford e o laboratório Astra Zeneca para ter autonomia na produção da vacina.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário