sábado, 2 de abril de 2022

CAMILO SE DESPEDE E PRIMEIRA MULHER GOVERNADORA EFETIVA DO CEARÁ, IZOLDA CELA TOMA POSSE


Tomou posse do Governo do Estado do Ceará durante sessão solene na Assembleia Legislativa, na tarde deste sábado (02/04), Maria Izolda Cela de Arruda Coelho. Atuando há sete anos e três meses como vice-governadora, ela é a primeira mulher a assumir efetivamente o cargo de governadora. Na ocasião, também foi lida a carta de renúncia do ex-governador Camilo Santana, marcando a descompatibilização do gestor. Na sequência, houve a cerimônia de transmissão do cargo de Camilo Santana para Izolda Cela, no Palácio da Abolição.

Izolda Cela assinou o termo de posse diante do plenário lotado, na presença do presidente da casa, Evandro Leitão, do prefeito José Sarto, além de deputados estaduais e federais e lideranças políticas.

“Hoje, vivemos um processo diferenciado, pois temos a primeira mulher governadora do Ceará e, certamente, esta é mais uma vez que damos exemplo para o Brasil. Izolda fez história na educação e possui uma longa experiência de sete anos e três meses acompanhando o ex-governador Camilo Santana. É uma mulher preparadíssima e o Ceará será muito bem guiado em sua gestão”, afirmou Sarto.

Em seu discurso, Izolda destacou que a boa política e a abertura ao diálogo traz a confiança de superar desafios, continuar a desenvolver as políticas públicas e trabalhar pelo povo cearense. Entre esses desafios, ela enfatizou os impactos da pandemia da Covid-19 e a importância de priorizar mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade.

“Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso lugar de líder do Executivo Estadual. Isso fala sobre o histórico da ocupação da mulher em espaços de liderança, especialmente na política. Me sinto preparada para que possamos, juntos, vencer e superar os desafios, aquilo que ainda afeta a vida e a condição da mulher por ser mulher, para continuarmos avançando nesta boa luta para um ceará cada vez mais desenvolvido, com inclusão social e respeito às pessoas”, disse a governadora.

Izolda também comentou sobre os anos como vice do ex-governador Camilo Santana. “Pude testemunhar, ao longo deste trabalho ao lado do governador Camilo Santana, as parcerias e projetos em todas as áreas das políticas públicas direcionados a trazer prosperidade ao Estado e ao povo”, declarou.

A atual governadora também falou sobre a importância da parceria com a atual gestão da Capital. “O prezado prefeito Sarto integra esse time que luta pela boa política nos municípios cearenses”, enfatizou.

Para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, esta é a vez de dar voz e protagonismo às mulheres. “É uma honra empossar uma pessoa com tantas competências e formações impecáveis. Desejo sorte e apoio em mais essa trajetória”, pontuou.

Camilo Santana se despede do cargo


A cerimônia de transmissão do cargo de Camilo Santana para Izolda Cela ocorreu no Palácio da Abolição

Em seu discurso durante a cerimônia de transmissão de posse no Palácio da Abolição, Camilo Santana agradeceu pela trajetória no Governo do Ceará contando com representantes dos poderes legislativo e judiciário, instituições privadas, entidades não governamentais e servidores públicos.


Ele também destacou que a educação é o caminho para o desenvolvimento econômico e social e citou como motivação o empenho em melhorar a vida dos cearenses.

"Foi com respeito e dialogo, com muito trabalho Através desse trabalho incansável conseguimos avançar em todas as áreas, mesmo com enormes adversidades, como a pandemia da Covid e crises na economia e na política. Estamos firmes para recuperar os prejuízos e continuar avançando nessa luta por um Ceará menos desigual, e precisamos estar cada vez mais perto e unidos para enfrentar esse desafio. ainda há muito a ser feito com ajuda de todos os setores da sociedade", declarou.

Sobre Izolda Cela

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tem 61 anos e é professora, psicóloga e especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Izolda iniciou carreira política em Sobral como secretária-adjunta da educação, em 2001, e posteriormente como titular da pasta até 2006. Também comandou a Secretaria da Educação do Ceará entre 2007 e 2014. A atual governadora é responsável pela criação e consolidação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que deu origem ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Foi em suas gestões que o Ceará cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foi eleita como vice-governadora em 2018 e reeleita em 2018 e desde então coordena programas de prevenção à violência, como o Pacto por um Ceará Pacífico e o projeto Virando o Jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário