segunda-feira, 11 de abril de 2022

NO MÊS MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER, MÉDICO CHAMA ATENÇÃO PARA CRESCIMENTO DE CASOS NO CARIRI


Diagnóstico precoce do câncer eleva em 95% as chances de cura dos pacientes. No Ceará, 77,5% dos pacientes com melanoma são diagnosticados nos estágios III e IV da doença, considerados avançados e que precisam de tratamentos mais caros e severos, como a quimioterapia. Outros 75,6% dos cearenses com câncer colorretal procuram ajuda médica em estágios totalmente avançados, consequente com maiores chances de mortalidade. No que se refere ao câncer de colo uterino, 60,2% das mulheres chegam em estágios III e IV, ou seja, sem possibilidade de realização da cirurgia.

O cirurgião oncológico, Dr. Diego Santos, destaca que o dia 8 de abril tem um significado diferente para os médicos que trabalham com o câncer. “Essa data é o dia mundial de combate ao câncer. Infelizmente os índices e porcentagens não são bons e, esse dia foi criado justamente para alertar a sociedade quanto a crescente incidência e numero elevadíssimo de óbitos”, disse.

A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo e, com isso, se faz necessário a conscientização da sociedade, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 o câncer vai ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo. No Brasil, a incidência é de 626 mil casos novos por ano, com 232 mil mortes, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Um levantamento feito de 2019 a 2021, pelo Radar do Câncer, sobre inúmeros assuntos relacionados a comorbidade, observou que houve uma queda significativa de 38,2% no número de biópsias, bem como em 50% dos exames citopatológicos, ainda em 48,4% das mamografias e 35,8% das colonoscopias. “Infelizmente esses números negativos impactaram de forma significativa, promovendo assim um aumento da mortalidade e de casos diagnosticados em estágios mais avançados”, ponderou o médico cirurgião oncológico, Diego Santos.

Por essa razão, é imprescindível que a população adquira hábitos saudáveis de vida, como por exemplo mantendo o peso ideal, com práticas frequentes de atividade física, evitar fumar, evitar o uso excessivo de bebida alcoólica, realizar exames de rotina e procurar um médico especialista em câncer, sempre que possível, finaliza o cirurgião oncológico, Diego Santos. 

Mais informações: Assessoria Commonike

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário