sexta-feira, 18 de maio de 2012

SECA NO CEARÁ: 56 MUNICÍPIOS DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

"Duas semanas depois da criação do comitê integrado de combate à seca, passou de onze - no fim de abril - para 56 o número de municípios que decretaram a situação de emergência no Ceará. Também subiu a quantidade de municípios atendidos pela operação pipa. De acordo com o exército, 70 municípios estão sendo cobertos pelo caminhão- pipa. No fim de abril, apenas onze estevam sendo atendidos pela operação.

A decretação de emergência, com posterior reconhecimento do Governo Federal, é necessária para que sejam enviado os recursos aos municípios. Até ontem, porém, dos 19 processos de cidades cearenses que chegaram a Secretaria Nacional de Defesa Civil, apenas três - Quiterianopólis, Quixeramobim e Tauá - tiveram a situação de emergência reconhecida.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, explica que no começo do ano ouve dificuldades para os minicípios decretarem situação de emergência, mas atualmente os processos tem fluído. Ainda segundo Martins, os laudos da Ematerce - com as perdas das safras em cada municipío - devem ser solicitados pelo municípios. O laudo é elaborado em dez dias, de acordo com o secretário, e é necessário para liberação do Garantia Safra.

Nelson Martins projeta para até o dia 5 de junho o recebimento das propostas dos editais para construção de 33.400 cisternas de placas. Segundo ele, estão sendo enviados 15 mil toneladas de milho, cuja a distribuição será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)".

Segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), a previsão é de que a chuva continui irregular nos próximos meses. Se a previsão se confirmar, a situação pode se agravar em quase 100 municípios do Ceará, segundo o Governo do Estado.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário