terça-feira, 1 de maio de 2012

SECA NO CEARÁ: BREJO SANTO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA

Quem já plantou, está tendo perdas, e onde não há cultivo, já são precárias as condições para início da lavoura.
Brejo Santo é o primeiro município do cariri a decretar estado de emergência, com perda de mais de 70% dos plantios de milho e feijão. A situação também começa a se agravar na pecuária. O rebanho segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Ematerce, sofreu desvalorização de até 355. A  cidade tem tradição na pecuária e, apartir do segundo semestre, aumentará a dificuldade do pasto. Agora municípios como Brejo Santo, que sofreram perdas e já decretaram estad de emergência, esperam resultados.
Como este, já são 12 cidades em emergência: Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Miraíma, Choró, Solonópli, Ibaretam, Iracema, Boa Viagem, Quiterianópolis e Santa Quitéria. Na coordenaria Estadual da Defesa Civil existe o registro de sete pedidos.
Novos créditos emergênciais para o setor rural estão sendo anunciados para os produtores, por meio do Banco do Nordeste (BNB), que deverão ser liberados recursos por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que serão em torno de 1 bilhão.
Para o secretário de Desenvolvimento Agrário de Brejo Santo, Erociano Furtado de Oliveira, a esperança  dos agricultores é que haja o cadastramento do Bolsa Estiagem, lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff, eos novos créditos para os produtores atingidos pela seca cheguem logo.
Em Brejo Santo, são cerca de 17 mil agricultores prejudicados, conforme o secretário. Apenas 2.700 agricultores familiares estão cadastrados no Garantia Safra. Ele afirma que mais de quatro mil agricultores estão dentro do perfil para receber o seguro.

FONTE: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário