sábado, 22 de setembro de 2012

DICAS IMPORTANTES PARA A ESCOLHA DE UM BOM VEREADOR


Um vereador elabora leis e fiscaliza os atos e gastos do prefeito, é importante que você mantenha contato com o seu vereador seja por e-mail, telefone, facebook etc. para que você possa cobrar o cumprimento das promessas feitas em campanha. Veja algumas informações básicas para escolher um bom vereador.

FUNÇÕES DE UM VEREADOR:

·         Receber os eleitores, ouvir e atender suas reivindicações.
·         Elaborar e exprimir projetos por escrito.
·         Criar leis.
·         Analisar e votar (aprovando ou rejeitando) projetos de leis apresentadas pelos parlamentares, pelo poder executivo (prefeitura), ou pela sociedade civil.
·         Aprovar, emendar ou rejeitar o projeto de orçamento do município.
·         Fiscalizar, acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal    (principalmente financeiras) ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público.
·         Criar normas sobre concessões do serviço público.
·         Definir de que forma o solo urbano deve ser ocupado ou seja: escolher áreas residenciais e comerciais, definir altura dos prédios etc.
·         Conceder títulos de homenagem aos cidadãos.

CRITÉRIOS IMPORTANTES PARA ESCOLHER  UM VEREADOR

·         Se seu candidato está concorrendo pela primeira vez procure saber se ele já tem serviços prestados a comunidade, se conhece o funcionamento do município, o orçamento e a lei orgânica da cidade, verifique se ele entende e é capaz de cumprir as atribuições de um vereador.

·         Repare se o candidato tem compromisso com assuntos que para você são importantes por exemplo: Acessibilidade para deficientes, combate as drogas, incentivo a prática de esportes, proteção ao meio ambiente etc.

    Se seu candidato está buscando a reeleição pesquise o histórico político dele, veja se ele responde a processos, denúncias de corrupção, escândalos , se tem a ficha limpa, se as promessas e compromissos das eleições passadas foram cumpridas, levante todas as informações possíveis sobre sua atuação no mandato anterior.

·         Não vote em alguém apenas porque é seu parente, amigo, vizinho ou porque é celebridade. Vote em alguém que apresente um trabalho concreto para a comunidade exemplo: Uma escolinha de reforço escolar gratuito para crianças carentes. Pessoas assim estão interessadas em mudanças sociais e não apenas no salário de um vereador.


As reuniões da Câmara são abertas ao público, assim você poderar acompanhar os projetos e as votações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário