sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

PSICÓLOGO DO HOSPITAL SANTO ANTÔNIO EXPLICA SOBRE “JANEIRO BRANCO” EM TEMPOS DE PANDEMIA


A Campanha do Janeiro Branco debate a importância da Saúde Mental para bem-estar das pessoas, sendo assim fundamental para o bem viver e o estabelecimento de relações sociais e familiares no cotidiano. Atualmente foca-se muito na saúde física: basta vermos os apelos em relação a uma alimentação melhorada e atividades físicas, o que não deixa de ser muito importante, porém é importante também, além disso, se atentar e cuidar da saúde psicológica. Frequentemente a saúde mental acaba sendo negligenciada, muito por conta de preconceitos ainda existentes acerca do assunto, cercado de tabú.

De acordo com o psicólogo do Hospital Santo Antonio e Hospital do Coração do Cariri, José André, o bem-estar mental pode ser caracterizado como um estado em que a pessoa consegue estar suficientemente bem para se relacionar com os outros e consigo mesmo, bem como executar as suas funções rotineiras e enfrentar os desafios diários de maneira saudável, sem se desestruturar ou se abalar ao ponto de não conseguir exercer essas mesmas demandas.

Quando descuidamos da saúde mental pode acontecer o aumento do sofrimento, é importante ter em mente que o sofrimento, em certa medida, faz parte da nossa vida. Gerando assim uma certa desfuncionalidade que faz com que a pessoa seja comprometida nos âmbitos de sua vida, como por exemplo: dificuldade nos relacionamentos amorosos ou familiares, perda de prazer em atividades antes prazerosas, perda de produtividade no trabalho, entre outras”, disse André.

Quando procurar ajuda profissional?

É necessário ficar atendo aos sinais. “Quando se observar o que chamamos de dessubjetivação, ou seja, a pessoa começa a perder sua identidade ou tem mudanças brusca e repentina na forma de ser e se relacionar, o que causa um estranhamento dela mesma ou das pessoas em seu redor” destaca José. Outros sinais podem ser observados como: retraimento no comportamento, embotamento afetivo, tristeza duradoura ou profunda, agitação ou euforia repentinas. Esses sinais devem sempre serem visualizados em relação ao que se considera o “normal” de cada pessoa.

Corpo e mente sã

Atividades físicas são sempre recomendadas e contribuem bastante para o bem estar mental. Há que se entender que o corpo e mente mantêm uma relação de interação contínua. Música, leitura, cinema, seriados, teatro, dança, balé, artes marciais também são atos que contribuem para fugir da rotina. As relações interpessoais com aquelas pessoas que nos fazem bem são de suma importância, buscando apaziguar e solucionar conflitos.

Assessoria Commonike


Nenhum comentário:

Postar um comentário