sábado, 22 de janeiro de 2022

JANEIRO ROXO: MÉDICA DERMATOLOGISTA EXPLICA A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO À HANSENÍASE.


Janeiro é o mês dedicado à conscientização e luta contra a hanseníase, também conhecida popularmente como “lepra”. A doença é causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, podendo o indivíduo ser contaminado pela via área. No entanto, há tratamento.

A hanseníase é uma doença bacteriana que atinge a pele e os nervos do infermo. A transmissão da bactéria se dá quando o indivíduo expele gotículas respiratórias através da sua tosse, espirro e secreções nasais. 

A médica dermatologista Renata Férrer destaca: “[...] não é motivo de constrangimento. Existe ainda um pouco de desinformação que faz com que algumas pessoas tenham certo preconceito contra essa doença, mas não há motivo para isso. Hoje o tratamento é disponibilizado no SUS, de modo que qualquer paciente, qualquer pessoa pode ter acesso a esse tratamento, ficar curado e prevenir sequelas. 

O bacilo é transmitido quando o infectado não faz o tratamento adequado, sendo que nas primeiras doses do tratamento à hanseníase a doença se torna intransmissível.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 2ª lugar com o maior número de infectados por ano, ficando atrás apenas da Índia. Os sintomas mais comuns são: manchas avermelhadas pela pele, dormência e fraqueza nas mãos e pés, além de redução da sensibilidade. Com isso, a doença requer o diagnóstico de um médico especializado para a continuidade do tratamento.

Visto isso, o Janeiro Roxo tem o objetivo conscientizar e prevenir os cidadãos contra a hanseníase, que pode ser tratada. O tratamento é realizado de 06 a 12 meses e tem cobertura gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Mais informações: Commonike Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário