sábado, 29 de janeiro de 2022

NO DIA DA VISIBILIDADE TRANS, ABEMAVI E CASA DA DIVERSIDADE DISPONIBILIZAM AUXÍLIO TRANS EM JUAZEIRO DO NORTE

Que visibilidade nós queremos? O Brasil ainda deixa muito a desejar no que se refere as pautas de identidade de gênero e orientação sexual, sendo um país estruturalmente preconceituoso e que marginaliza o público LGBTQIA+. As leis e os programas sociais do governo ainda engatinham no que concerne a oferecer qualidade de vida e dignidade às pessoas transsexuais, sendo assim o país que mais mata pessoas trans no mundo.

Pelo menos 140 transexuais e travestis foram assassinados em 2021 no Brasil. O número apresenta uma queda de 20% em relação a 2020, entretanto o Brasil continua em primeiro lugar, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) divulgado nesta sexta-feira, 28.

Hoje, 29 de janeiro, é o dia da visibilidade trans, tendo em vista que nesta mesma data, no ano de 2004, ocorreu a primeira mobilização organizada LGBTQIA+ para reivindicar direitos em Brasília. Em Juazeiro do Norte a população LGBTQIA+ é assistida pela Casa da Diversidade Cristiane Lima e pela Associação Beneficente Madre Maria Villac (ABEMAVI), instituições sem fins lucrativos e que prestam atendimento social, jurídico e psicológico.

Auxílio e cursos

Na manhã deste sábado foi realizada uma roda de conversa com homens e mulheres trans e travestis em situação de vulnerabilidade econômica assistidos pela instituição. Na ocasião foi disponibilizada uma quantia de R$ 100,00, do Auxílio Trans, angariada juntamente ao Fundo LGBT de São Paulo, parceiro da casa. “O auxilio chega em um momento muito importante e de muita dificuldade, pois elas estão marginalizadas e afastadas do mercado de trabalho formal e, nesse momento pandêmico, essas vulnerabilidades aumentaram, havendo assim necessidade para compra de água, pagamento de gás, luz e diversas outras prioridades”, disse Ana Pereira, Coordenadora da Casa da Diversidade.

Na ocasião foi comunicado também a realização do curso básico de informática, duas vezes por semana, em parceria com o Centro Universitário de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro), com início no próximo sábado, dia 05 de fevereiro. Além disso haverá ainda um curso básico de libras em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, com início no próximo mês, bem como parceria junto ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) para que assim as pessoas trans e travestis possam concluir o ensino básico.

Tais ações visam oportunizar a qualificação e com isso possam ser inseridos no mercado de trabalho formal. “Esse auxílio traz muita ajuda para dentro da nossa casa e para o nosso trabalho, então ele vai me ajudar de diversas formas. Eu como mulher trans já passei por muitas dificuldades até chegar aqui. Então eu agradeço pela casa existir e proporcionar vários atendimentos, não deixando a gente se abater e sempre nos acolhendo”, disse Ayla Gabriela Ferreira.

Para além disso, será promovida na tarde deste sábado, 29, e no domingo, 30, a partir das 14h, pelo Núcleo de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte (Sejuv), a segunda edição dos Jogos da Diversidade, em parceria com a Casa da diversidade e Abemavi. E no domingo, ocorrerá também o encerramento com jogos lúdicos e o desfile da beleza trans.

Assessoria Commonike


Nenhum comentário:

Postar um comentário