quinta-feira, 10 de março de 2022

CEARÁ TEM 14 CIDADES COM ÁGUAS CONTAMINADAS POR SUBSTÂNCIAS PREJUDICIAIS À SAÚDE, REVELA ESTUDO “MAPA DAS ÁGUAS”

No Ceará, várias cidades estão com as águas – para consumo humano – contaminadas acima do limite permitido. É o que mostram os dados inéditos levantados pela Repórter Brasil (organização de comunicação e projetos sociais), que revelam a qualidade e os riscos oferecidos pela água que saiu da torneira de 763 cidades de todo o país entre 2018 e 2020.

De acordo com os dados, 14 municípios do Estado, entre elas a Capital, a maior cidade da Região Metropolitana de Fortaleza e uma das maiores cidades do Cariri cearense, estão fora dos padrões permitidos. As informações podem ser consultadas por cidade no Mapa da Água, que destaca quais substâncias extrapolaram o limite e explica seus riscos. Os dados são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.

Especialistas defendem que não há risco para as pessoas se as águas estiverem dentro do limite regulamentado. Outros argumentam que as doses aceitas no Brasil são permissivas, pois são bem mais altas do que as da União Europeia.  As substâncias encontradas são prejudiciais à saúde quando estão acima do limite brasileiro. O consumo diário aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso –a depender do produto.

No Ceará, os municípios de Poranga, Ararendá, Tamboril, Catunda, Monsenhor Tabosa, Umari, Baixio, Ipaumirim, Mauriti, Porteiras, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Fortaleza e Caucaia são as cidades que registram, pelo menos, uma substância em altas concentrações. Entramos em contato com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) que fornece o serviço na maioria das cidades do Estado, inclusive na Capital e Região Metropolitana, para sabermos sobre o monitoramento e as ações que a companhia tem executado sobre a filtragem do recurso hídrico. Mas até a publicação desta matéria, não obtivemos resposta.

https://mapadaagua.reporterbrasil.org.br/


EM PORTEIRAS, O PREFEITO FÁBIO PINHEIRO SOLICITOU INFORMAÇÕES À GERENCIA DA CAGECE.

VEJA A NOTA DO GOVERNO MUNICIPAL

INFORMAÇÃO!

Em relação à matéria repercutida em alguns canais sobre possíveis problemas com a Água gerenciada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o Governo Municipal de Porteiras, por intervenção pessoal do prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, já solicitou as devidas explicações à Gerência Estadual da Empresa, se propondo a colaborar no que for possível para tranquilizar a população a este respeito.

Como providência inicial, a Gestão Municipal já adiantou para a Cagece que vai fazer a análise  da Água,  mesmo sendo este gerenciamento de responsabilidade da concessionária. 

Em breve, forneceremos mais detalhes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário