sábado, 5 de março de 2022

MORRE AOS 91 ANOS, O MÉDICO CARIRIENSE DR. NAPOLEÃO TAVARES NEVES


Morreu na manhã deste sábado (5), o médico caririense Dr. Napoleão Tavares Neves, aos 91 anos de idade. Natural de Jardim, é reconhecido como referência em sua profissão e contribuições para a Saúde na região do Cariri. Este estava internado no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, vindo a óbito no local. O sepultamento deve ocorrer neste domingo (6).

A missa de de corpo presente acontecerá na Igreja do Rosário às 9h deste domingo (6), e velório aberto ao público na capela do Hospital São Vicente, das 14h às 15h deste sábado (5). Ele deixa a esposa Socorro, três filhas e netos.

SAIBA MAIS SOBRE DR. NAPOLEÃO TAVARES

No dia 17 de Setembro de 1930, nascia o menino de engenho em Jardim – Ceará, sítio Belo Horizonte...

Filho de Joaquim Pereira Neves e Maria Tavares Neves. Fez as primeiras letras com uma tia Materna, Donzinha Miranda Tavares, lá no sítio Saco; e todo o Curso Primário, hoje Curso Fundamental, com uma tia paterna, Beatriz Neves, em Jardim. O ginásio no antigo Ginásio do Crato, o Curso Científico no Colégio São João de Fortaleza, o Pré-vestibular no Colégio São Salvador, em Salvador, Bahia e o Curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas do Recife, colando grau no dia 6 de dezembro de 1958. Chegou em Barbalha como médico no dia 10 de Setembro de 1959 e nunca mais saiu daqui. Foi médico e ainda é, do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo. Foi sócio fundador da Casa de saúde Santo Inácio, de Juazeiro do Norte e da Casa de Saúde São Miguel, do Crato. Foi Diretor do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo por três vezes e da Casa de saúde santo Inácio, de Juazeiro.

 Nomeado em 1960 como Médico do SAMDÚ, de Juazeiro, ali ficou por 33 anos até aposentar-se pela Previdência Social. Foi chefe por 10 anos do Posto de Saúde Dr. Leão Sampaio, de Barbalha, pelo Estado e da Legião Brasileira de Assistência, renunciando a ambos para não acumular. Depois, foi Chefe de Medicina Social do INPS de Juazeiro que também renunciou, pois não se sentia bem em "mandar"! Ainda trabalhou por oito anos no Programa de saúde da Família pela Prefeitura de Barbalha, fazendo 60 mil consultas médicas em oito anos, Record barbalhense, caririense, cearense e nacional! Hoje é ambulatorista do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo. Tudo apenas por vocação para o trabalho Médico que sempre o encantou! Casou-se com uma parenta, também Jardinense, Maria do Socorro Sampaio Neves e tiveram 3 filhas...

O médico e historiador Napoleão Tavares Neves, de 84 anos de idade, é um gigante da Medicina da família, se distingue pela sua capacidade de armazenamento de conhecimentos em sua memória privilegiada e pela sua bondade e caridade ao seu próximo, o que não são mais características normalmente encontradas atualmente entre os profissionais Médicos. Napoleão Tavares Neves, 84 anos de vitorias...Todo o nosso carinho, respeito e admiração. Feliz Aniversário estimado Mestre, Guardião da nossa história, que já escreveu vários livros e publicações em revistas e jornais sobre o Cariri. Palmas para o Napoleão! Não o francês...Mas o das Neves das caatingas... 

“Sou um eterno menino de bagaceira de engenho e de porteira de curral de gado, que se tornou Médico e ama o seu ofício, hoje agradecendo a Deus a grande dádiva de consultar uma clientela pobre que não deixa dinheiro no fundo da minha gaveta, mas me deixa prazer de atender a gente que precisa e carece de um atendimento humano, porque sou ainda daquela quase extinta geração que acha a MEDICINA SE REALIZA NA CARIDADE, PLENIFICANDO-SE NA CARIDADE. Efetivamente não há terapia melhor do que o fazer o BEM a quem precisa! Medicina, para mim, não é profissão, mas MISSÃO." (Napoleão Tavares Neves)


Nenhum comentário:

Postar um comentário