terça-feira, 3 de maio de 2022

ESTÁTUA DE IRACEMA CAI NO CALÇADÃO DA BEIRA MAR, EM FORTALEZA


Uma das esculturas da indígena Iracema, localizada no calçadão da Beira Mar (na altura da Praia de Iracema), em Fortaleza, caiu durante a tarde desta terça-feira, 3. O POVO esteve no local; o monumento chamado de "Iracema Guardiã" já estava isolado.

A escultura é feita em fibra de vidro, com dimensão de 0,80 x 3,70 x 1,85m (obra) e 2,35 x 2,00 x 3,65 (base).

Em março último, a reportagem do O POVO mostrou má conservação das estátuas de Iracema espalhadas pela Cidade, com estruturas quebradas e pichadas. Além disso, a escultura indígena da Praia de Iracema já se encontrava com algumas partes pichadas, além da base enferrujada.

O banco de concreto que rodeia o monumento que caiu na tarde desta terça, 3, também estava deteriorado, com partes do ferro da estrutura à mostra. A estátua, que é obra do artista sobralense Zenon da Cunha Mendes Barreto, foi inaugurada em 1996. 

Em nota, a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou que técnicos já trabalham no local para recolher a estrutura. A estátua será levada para armazenamento em um espaço adequado, sendo iniciado, posteriormente, o trabalho de restauro do patrimônio.

A Guarda Municipal também foi acionada, segundo a Secultfor, para analisar as imagens de videomonitoramento da área. O prefeito Sarto Nogueira também esteve no local para conferir os trabalhos iniciais de isolamento e remoção da estátua, determinando apuração do caso. 

"Sarto lamentou o fato e garantiu que esse importante símbolo da nossa cultura será devolvido em perfeito estado para a cidade o mais breve possível", concluiu a nota da Secult. 

Fonte: O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário