sábado, 23 de julho de 2022

NEFROPATIA DIABÉTICA É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INGRESSO NA HEMODIÁLISE NO BRASIL


O diabetes é caracterizado pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue e é uma doença silenciosa, que muitas vezes é descoberta quando os pacientes já estão apresentando complicações, como por exemplo, diminuição de sensibilidade nos pés, problemas na visão e nos rins.

A Nefropatia diabética, também conhecida como doença renal do diabetes, acontece quando há sobrecarga na filtração dos rins e consequente alteração nos vasos sanguíneos deste órgão, que leva a perda de proteína através da urina. De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia aproximadamente 25% das pessoas com diabetes tipo I, e 5 a 10% das pessoas com diabetes tipo II desenvolve insuficiência nos rins.

"A Nefropatia diabética é uma complicação do diabetes. E é uma das principais causas que leva o paciente para a hemodiálise no país. Ela ocorre quando o paciente com diagnóstico de diabetes, não faz o controle apropriado do açúcar no sangue, e está muito associada a hipertensão, que piora a sobrecarga dos rins e a lesão renal com perda de proteínas. Muitas vezes o paciente não realiza o acompanhamento médico necessário, principalmente nos estágios iniciais", explica Fernando Coutinho, médico nefrologista no Cariri.

O médico aponta que essa doença é silenciosa, por isso é importante realizar acompanhamento médico "a lesão renal, nesse caso, ocorre de forma muito discreta. No início, o paciente não apresenta sintomas, porém como afeta os glomérulos renais, que é onde acontece a filtração do sangue, eles começam a deixar escapar proteínas para a urina provocando um dos sintomas mais característico que é a espuma na urina"

Além disso, os pacientes com nefropatia diabética costumam apresentar alterações na pressão arterial, inchaço nos pés, mãos e tornozelos, perda de apetite, cansaço, dores de cabeça, náusea e vômitos. 

"O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, de urina e de sangue, tanto para verificar como está a filtração nos rins mas também para analisar se há perda de proteínas e consequentemente lesão nos rins. Exame de creatinina no sangue normal não exclui que o paciente possa ter a doença. Após o diagnóstico, é possível desacelerar os danos aos rins com o controle da pressão e da glicemia no sangue e em casos mais graves, é indicado sessões de diálise e o transplante de rim", afirma o especialista.

Mais informações: Assessoria Commonike


Nenhum comentário:

Postar um comentário