domingo, 21 de abril de 2013

PRESENÇA DO SISAR PROVOCA GRANDE DEBATE EM SESSÃO DA CÂMARA.


Por Luis Carlos Coutinho
A Agenda Parlamento Institucional tem se notabilizado como um dos atrativos do público pelas sessões da Câmara Municipal de Porteiras, ocasião em que as entidades convidadas apresentam suas ações, discutem projetos, tiram dúvidas a respeito de suas propostas e interagem dentro da perspectiva do debate.  

Na reunião desta sexta-feira última (19/04/13), o clima alternou a momentânea calmaria dos trabalhos com tons de vozes mais elevados, dada a complexidade que apresentou o tema: SISAR - Sistema Integrado de Saneamento Rural, um assunto que merce a devida atençao da comunidade. O presidente Raimundo Cícero da Silva abriu a Sessão de maneira breve, devido estar acometido de uma forte virose, razão pela qual ele dividiu a presidência dos trabalhos com o vice-presidente Carlos Roberto Luciano de Barros.

Com a presença dos 11 vereadores mais outros convidados, entre eles o secretário municipal de Agricultura Reginaldo Rodrigues Ribeiro, os suplentes João Pereira Filgueira (João Bié), Rubens Alves Neto (Rubinho), ambos do PTB, agricultores, presidentes de associações, sindicalistas, professores e agentes comunitários de Saúde, o presidente regional do órgão, Adermir Vidal (também presidente do Conselho Tutelar) iniciou a pauta do SISAR e logo em seguida repassou a condução às técnicas que vieram de Juazeiro do Norte, especialmente para a Sessão. Críticas ásperas, cobranças por parte dos vereadores e da plateia, ansiosa pelas explicações sobre o gerenciamento do abastecimento dágua rural, uma problemática que mobilizou a todos.

Contundentes, alguns vereadores falaram em nome de suas comunidades, classificando os serviços do órgão, no gerenciamento e manutenção dos sistemas rurais como 'falhos', ou no mínimo passíveis de cobranças, tanto pela questão do abastecimento do precioso líquido, quanto pelos valores cobrados sobre a taxa de energia elétrica nesses setores rurais, como manifestou Marcondes Gomes, um dos mais instigadores da discussão. Passadas as perguntas, umas mais, outras menos acalouradas, técnicos administrativos e assistenciais do órgão esclaresceram, na tribuna, a verdadeira missão do SISAR, mostrando o que é e o que não é obrigação do sistema.


No final, após colocadas todas as informações aos presentes, o ambiente voltou ao seu normal de cordialidade, cumprimentos e a convicção de que o grande objetivo foi cumprido: o debate. Afinal, o pensamento da Câmara Municipal é que somente através dele é possivel construir os alicerces de uma sociedade.

Vereadores presentes:
Raimundo Cicero da Silva (PTB)
Carlos Roberto Luciano de Barros (PTB)
Marcondes Gomes de Lima (PSB)
Roberto Antônio de Lima (PTB)
Delmiro Pereira da Silva (PT)
Tailson Fernandes Gomes (PT)
José Nilton Cavalcante (PV)
Dernival Alves de Lima (PSB)
Sebastião Vicente Neto (PTB)
Marcondes Xavier de Souza (PSB)
Maria do Socorro Lima (PT)

SAIBA MAIS
O Sisar é um modelo de gestão de saneamento rural que foi aplicado pela primeira vez, no Ceará, em 1996, por intermédio de um banco alemão e a Cagece. Existem oito Sisar´s no Ceará. Eles são independentes entre si, sendo que cada um é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, composta pelas associações das comunidades beneficiadas. O objetivo do Sisar é que a própria comunidade rural administre o sistema de abastecimento de água de forma auto-sustentável. A Cagece coordena e fiscaliza o gerenciamento de cada Sisar.

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, TÉCNICA E SOCIAL
O SISAR atua nas comunidades filiadas nas seguintes vertentes:
1.    Gestão dos Sistemas Filiados:
·         Prestação de Assistência técnica preventiva e corretiva;
·         Tratamento e controle da qualidade da água;
·         Emissão de contas;
·         Treinamento dos operadores;
·         Procedimentos de cortes, religações e ligações novas;
2.    Gestão ao Meio Ambiente:
·         Promoção de ações educativas sobre o uso racional da água;
·         Promoção de práticas voltadas à preservação dos mananciais;
·         Realização de ações de Educação Sanitária e Ambiental;
·         Preservação e conservação do meio ambiente;
·         Implementação de Programa de Educação em Saúde.
3.    Gestão da Associação filiada:
·         Capacitação das Associações para o gerenciamento e administração dos sistemas;
·         Aprimoramento da Educação Associativa;
·         Fortalecimento e integração das associações filiadas;
·         Sensibilização das associações quanto à importância da parceria com o SISAR.
SISAR-BSA-JUAZEIRO
(88)3102-1155
sisar.bsa@sisarceara.org
Leia mais:
http://www.sisarceara.org/servi%c3%a7os/

Fonte: Parlamento Porteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário