segunda-feira, 8 de novembro de 2021

CARIRI É A REGIÃO COM MAIS CIDADES QUE ESTÃO EM ALERTA ‘ALTO’ OU ‘ALTÍSSIMO’ PARA COVID-19


O Cariri é a região do Ceará com mais municípios em alerta para contaminação de Covid-19. Ao todo, sete cidades estão o nível “altíssimo”, e outras cinco no nível “alto”, indicando índices epidemiológicos elevados para esta fase da pandemia do novo coronavírus. Os dados são do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), coletados durante as semanas epidemiológicas 43 e 44, entre o dia 24 de outubro e este sábado (6). Outros novo municípios caririenses estão com o índice moderado, enquanto cinco cidades da região registram índice baixo.

No Crajubar, Juazeiro do Norte e Barbalha estão em nível “altíssimo” de contaminação, agravados por constantes denúncias de descumprimentos dos decretos municipal e estadual de enfrentamento a Covid-19. Já Crato consta com o nível “moderado”, estando dentro da média de casos para o período.

Cidades

Nível altíssimo

Altaneira

Assaré

Barbalha

Juazeiro do Norte

Missão Velha

Salitre

Santana do Cariri

Nível alto

Abaiara

Barro

Granjeiro

Penaforte

Porteiras

Nível moderado

Aiuaba

Antonina do Norte

Campos Sales

Crato

Jardim

Jati

Lavras da Mangabeira

Nova Olinda

Várzea Alegre

Nível baixo

Aurora

Brejo Santos

Farias Brito

Mauriti

Milagres


Leitos

A ocupação de leitos no Cariri é a maior entre as cinco regiões, segundo dados consolidados às 15h10min deste domingo. Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há ocupação de 45,16% dos 61 equipamentos ativos. Já nas enfermarias, o número de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 é equivalente a menos de 20% do total disponível. O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, localizado em Barbalha e considerado referência na região, tem todos os seus 10 leitos de UTI adulto ocupados. Em Juazeiro do Norte, 49,7% da população completou o esquema vacinal, com duas doses ou dose única.

Após o Cariri, a macrorregião de Fortaleza aparece como a segunda com maior número de ocupação de leitos. Na Capital, o Hospital Leonardo da Vinci (HELV) apresenta 11 de 17 leitos de UTI ocupados, enquanto no Hospital São José dois de 20 leitos ativos estão com pacientes. No atendimento infantil, o Hospital Albert Sabin tem somente um leito de UTI desocupado, dos oito que estão ativos (87,5% de ocupação), enquanto na enfermaria são 19 leitos ocupados de 25 ativos. No total, a Cidade apresenta 46,43% de ocupação de UTIs e 67,65% de enfermarias.

Considerando todos os hospitais do Estado que atendem Covid-19, das esferas pública e privada, há 39,81% de ocupação de leitos de UTI e 35,84% de enfermarias. No total, 22 pacientes aguardam transferência para leitos no Estado, sendo quatro que esperam uma vaga em UTIs e 18 em enfermarias. Fortaleza (5), Sobral (2) e Juazeiro do Norte (2) são as cidades com maior número de solicitações por leitos.

Até este domingo (7), 24.503 cearenses morreram por Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com dados desta manhã do IntegraSUS. No total, foram mais de 944 mil casos da doença confirmados e 15,4 mil que seguem em investigação no Estado. Em outubro deste ano, as mortes por Covid-19 caíram 85% em relação ao mesmo mês do ano passado — passando de 355 para 54 registros.

Fonte: Badalo Com informações de O Povo e IntegraSUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário