Em relação a 2019, houve crescimento de 145% nas vendas ao mercado exterior. Já Juazeiro do Norte, o maior município da região, fechou o ano com queda de 74%. Em 2020, a terra do Padre Cícero, registrou um montante em na ordem de 664 mil dólares em transações internacionais, enquanto em 2019 o valor foi de 2,6 milhões.
Para o analista de mercado, Piedley Macedo, os números consolidam Brejo Santo como a maior força de exportação na região do Cariri. “Em 2020, a cidade se tornou um fenômeno de exportações na região do Cariri”, afirma.
Ainda segundo os dados do relatório, entre 2019 e 2020 o volume financeiro de mercadorias importadas por Brejo Santo diminuiu de 1,9 milhão de dólares para pouco mais de 900 mil.
Com a balança comercial em alta, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Jerônimo Freire, acredita que a cidade conseguirá atrair novos investimentos. “São números importantes e que servirão de impulso para atrair as atenções e os investimentos de novas empresas. Vamos buscar ampliar ainda mais esse protagonismo”, disse o gestor, que assumiu o comando da pasta recentemente.
De acordo com a FIEC, 89% das exportações de Brejo Santo no ano passado foram de produtos do setor calçadista. A cidade concentra um grande conglomerado de empresas que atuam na fabricação de calçados de marcas diversas. Os principais compradores, segundo o relatório, são França, Argentina e Estados Unidos, que juntos importaram cerca de 73% de toda a produção vendida ao exterior no ano passado.
Fonte: Blog do Farias Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário