sábado, 23 de janeiro de 2021

ESTUDANTES FAZEM 2ª PROVA DO ENEM NESTE DOMINGO (24)


O segundo dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2020) acontece neste domingo (24). 

Desta vez, os candidatos resolverão 90 exercícios de matemática e de ciências da natureza. Para isso, terão cinco horas, conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (Mec). No Estado, outros 2.819 candidatos também se inscreveram para o formato digital, realizado pela primeira vez.

Para a aplicação do Enem, foram divulgadas uma série de adaptações e medidas que visam manter a segurança de todos os envolvidos no exame. Entre elas, os participantes deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção facial desde a entrada no local de prova até a saída, assim como os acompanhantes de mães que estiverem amamentando. A máscara deverá cobrir a boca e o nariz do participante, que poderá ser eliminado caso não respeite a determinação.

Além disso, os procedimentos de fiscalização, como identificação do participante, vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos, serão realizados respeitando o distanciamento entre as pessoas; ida ao banheiro será controlada e os estudantes terão que higienizar as mãos na entrada e saída dos banheiros; diminuição do número de pessoas em uma única sala de aula, entre outros.

Vale lembrar que os participantes do Enem 2020 que se sentirem prejudicados por incidentes logísticos durante a aplicação do exame podem solicitar reaplicação. O pedido deverá ser feito entre os dias 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante, na qual o inscrito também deverá consultar o resultado da solicitação. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep. Conforme o Inep, a reaplicação do exame ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que se dará a aplicação para pessoas privadas de liberdade, o chamado Enem PPL.

De acordo com o edital, são considerados problemas logísticos para fins de reaplicação fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior. Entre as situações previstas estão desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) e falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela.

Também é levado em consideração erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante, entre outros casos. Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fechados às 13 horas. Os candidatos terão até as 18h30 para concluir o exame. 

Fonte: Diário de Cuiabá


Nenhum comentário:

Postar um comentário